quarta-feira, 30 de março de 2011

Cortázar e os filmes

Por uma dessas fatalidades terríveis que acontecem com quem tem um projeto muito extenso no computador, perdi todo o texto que eu tinha previamente escrito, faz já uns dias, para este assunto. Mas não faz mal, talvez ele estivesse condicionado pela minha falta de conhecimento no assunto.


Não que eu fosse leviano ou presunçoso, escrevendo assim, de qualquer jeito, sem ter a mínima ideia sobre o que escrevia... Mas quando aprofundei a pesquisa, depois de já ter um início de texto pronto, vi que o número de filmes inspirados na obra de Cortázar é bem maior do que eu imaginava.


Tudo isso começou porque alguém perguntou, numa comunidade sobre Julio Cortázar numa rede social, quais contos de Cortázar inspiraram filmes. Claro que me vieram à mente, instantaneamente, o "Blow-Up" do Antonini e o "Jogo Subterrâneo", produção nacional razoavelmente recente, além, é claro, daquela versão georgiana para "Graffiti que não consegui assistir porque só passou em canal pago da TV fechada...


Mas a pergunta me deixou curioso. Resolvi pesquisar e publicar aqui no Morellianas esta que, espero, seja a mais completa lista de filmes inspirados no que Cortázar escreveu. Antes de irmos à lista, porém, cabe falar de alguns dos filmes mais importantes dessa relação. Escolhi dois estrangeiros e dois nacionais.


"Blow-up" (no Brasil se chama "Blow-Up: Depois Daquele Beijo") provavelmente é o filme mais lembrado quando se pensa em transposições da obra de JC para o cinema. E não é sem motivo: o longa tem a direção do italiano Michelangelo Antonini, que recebeu um Oscar pelo conjunto da obra em 1995 – e que foi indicado ao Oscar de Melhor Direção por Blow-up em 1967. O filme é de 1966 e tem no elenco David Hemmings, Vanessa Redgrave e Sarah Miles.



No ano seguinte ao lançamento do filme de Antonioni, outro grande diretor lançou um filme inspirado por um conto de Cortázar. "Week End" é o filme, e Jean-Luc Godard é o diretor. O filme é baseado no inesquecível "A Auto-estrada do Sul". Embora não tendo ganho um Oscar de direção, Godard foi nomeado por "Week End" (que no Brasil é intitulado "Week-end à Francesa") ao Urso de Ouro no Festival de Berlim. No elenco, Mireille Darc, Jean Yanne e Jean-Pierre Kalfon.



No Brasil, Guilherme de Almeida Prado dirigiu "A Hora Mágica", de 1998. O ideia para o filme veio de "Troca de Luzes", conto muito interessante que está no livro "Alguém que Anda por Aí". Estranho que o filme não seja lá muito conhecido, porque tem um elenco de peso: Júlia Lemmertz (como a fã Lúcia), Raul Gazolla (como o ator de rádioteatro Tito Balcárcel), Maitê Proença, José Lewgoy, John Herbert, Oscar Magrini, Adriana Lessa e por aí vai... Ele inclusive ganhou prêmios no Miami Brazilian Film Festival (Festival de Cinema Brasileiro de Miami) de 1999: Melhor Atriz Coadjuvante (Maitê Proença) e Melhor Fotografia. Vejam que bonito o cartaz.



Por fim, algumas palavras sobre o último filme nacional (pelo menos entre os que pude encontrar) inspirado por um conto cortazariano. E é o mais famoso entre as produções brasileiras. "Jogo Subterrâneo" data de 2005 e é dirigido por Roberto Gervitz. Ele também assina o roteiro, ao lado do chileno Jorge Durán – o mesmo roteirista dos clássicos "Pixote", de 1981, e "O Beijo da Mulher Aranha", de 1984. No filme, que segue a ideia de "Manuscrito Achado num Bolso", vemos Felipe Camargo se (des)encontrar com Maria Luísa Mendonça (sensualíssima e lânguida) e ainda Júlia Lemmertz, Daniela Escobar e a mesma Maitê Proença de "A Hora Mágica". O filme foi indicado a premiações em países como Alemanha, Colômbia, Cuba, Estados Unidos,  além do Brasil, e levou alguns troféus.


Agora vamos à lista. Ela está longe de ser completa, acredito. Certamente há produções de outros países, e mesmo dos países já presentes na lista. Se você conhece mais algum filme que não está nesta lista, por favor, contate o Blog Morellianas para nos ajudar a expandir essa relação.

Outro bom lugar para achar filmes baseados em trabalhos do Cortázar, em sua maioria independentes e amadores, é o YouTube e sites assemelhados. Não incluí nesta lista esses filmes porque ela seria enorme. E teria pouca chance de apresentar alguma informação adicional sobre essas produções.

Dito isso, agora sim, vamos à lista:

(Pessoal, essa lista me parece tão boa que acho que até visitantes estrangeiros podem acabar vindo parar aqui no Morellianas – se eu tivesse minhas versões de Calac e Polanco certamente ouviria risos incontidos, agora... –, com a ajuda do Google... por isso, peço licença para botar uma nota em outros idiomas aqui)

EN: The following is a list of all movies based on Julio Cortázar's work I could find information about. Feel free to use it, but please give me the credit, as it took me a lot of effort and time to gather the info on it.

ES: La seguinte es una lista de todos las películas inspiradas en los textos de Julio Cortázar acerca de que pude encuentrar informaciones. Siéntase libre para utilizarla, pero, por favor, dame crédito, porque me costó mucho esfuerzo y tiempo reunir la información en ella.

PT: Esta é uma lista de todos os filmes inspirados nos textos de Julio Cortázar sobre os quais consegui encontrar informações. Fique á vontade para usá-la, mas, por favor, me dê crédito, porque me custou muito esforço e tempo reunir a informação contida nela.

FILMES BASEADOS EM CONTOS
1962 - "La Cifra Impar", de Manuel Antin (Argentina), baseado em "Cartas de Mamãe", do livro "As Armas Secretas".
1964 - "Circe", de Manuel Antin (Argentina), baseado no conto homônimo, do livro "Bestiário".
1965 - "Intimidad de los Parques", de Manuel Antin (Argentina), baseado em "Continuidade dos parques", e em "O Ídolo das Cíclades", ambos do livro "Final do Jogo".
1965 - "El Perseguidor", de Osias Wilenski (Argentina), baseado em "O Perseguidor", do livro "As Armas Secretas".
1966 - "Blow-up", de Michelangelo Antonioni (Itália), baseado em "As Babas do Diabo", do livro
1967 - "Week End", de Jean-Luc Godard (França), baseado em "A Auto-estrada do Sul", do livro "Todos os Fogos o Fogo".
1971 - "La Fin du Jeu", de Renaud Walter(França), baseado em "Final do jogo", do livro homônimo.
1972 - "Omnibus", de Sergio Bianchi (Brasil), baseado em "Ônibus", do livro "Bestiário".
1974 - "Monsieur Bébé", de Claude Chabrol (França), baseado em "Os Bons Serviços", do livro "As Armas Secretas".
1977 - "A Segunda Besta", de Sergio Bianchi (Brasil), baseado em "Carta a uma Senhorita em Paris", do livro "Bestiário".
1978 - "L'ingorgo - Una storia impossibile", de Luigi Comencini (Itália), baseado em "A Auto-estrada do Sul", do livro "Todos os Fogos o Fogo".
1981 - "Cambio de Luces", de Leopoldo Best (México), baseado em "Troca de Luzes", do livro "Alguém que Anda por Aí".
1983 - "Instrucciones para John Howell", de José Antonio Páramo (Espanha), baseado em "Instruções para John Howell, do livro "Todos os Fogos o Fogo"
1988 - "Manuscrito Achado num Bolso", de Ricardo Carnelossi (Brasil), baseado no conto homônimo, do livro "Octaedro".
1988 - "Der gläserne Himmel", de Nina Grosse (Alemanha Ocidental), baseado no conto "O Outro Céu", do livro "Todos os Fogos o Fogo".
1992 - “Os Moradores da Rua Humboldt" de Luciano Moura (Brasil), baseado em "Estranhas Ocupações", do livro "Histórias de Cronópios e de Famas".
1994 - "Avtobus", de Vytautas Palsis (Lituânia), baseado em "Ônibus", do livro "Bestiário".
1998 - "Diario para un Cuento", de Jana Bokova (diretora tcheca, mas a produção é argentina), baseado em "Diário para um conto", do livro "Fora de Hora".
1998 - "A Hora Mágica", de Guilherme de Almeida Prado (Brasil), baseado em "Troca de Luzes", do livro "Alguém que Anda por Aí".
2000 - "Furia", de Alexandre Aja (França), baseado em "Grafitti", do livro "Orientação dos Gatos".
2005 - "Jogo Subterrâneo", de Roberto Gervitz (Brasil), baseado em "Manuscrito Achado num Bolso", do livro "Octaedro".
2006 - "Graffiti", de Vano Burduli (Geórgia), baseado em "Grafitti", do livro "Orientação dos Gatos".
2009 - "Mentiras Piadosas", de Diego Sabanés (Argentina), baseado em "A Saúde dos Doentes", do livro "Todos os Fogos o Fogo".



FILMES BASEADOS EM OUTROS LIVROS
1984 - "La Maga", de Marisa Pecanins (México), baseado baseado no romance "O Jogo da Amarelinha".
1995 - "Lucas", de Carlos Vega Escalante (México), baseado no livro "Um Tal Lucas".
2004 - "Hopscotch", de Jae Song (Estados Unidos), baseado no romance "O Jogo da Amarelinha".
2005 - "Paris Marsella", de Sebastián Martínez Piñeiro (Argentina, co-produzido com a França), inspirado por "Os Autonautas da Cosmopista".



DOCUMENTÁRIOS, NÃO-IDENTIFICADOS E OUTROS
1946 - "La sombra del pasado", de Ingacio Tankel (Argentina).
1965 - "Leonora Carrington o el sortilegio ironico", de Felipe Cazals (México).
1982 - "Intramuros", de Cristina Gomez (México).
1986 - "Gracias Che Cortázar", de Fabio Gasparrini e Fernando Spiner (Argentina).
1994 - "Cortázar", de Tristán Bauer (Argentina).
2002 - "Cortázar: Apuntes para un Documental", de Eduardo Montes Bradley (Argentina).
2004 - "Buscando la Sombra del Pasado", de (Argentina); documentário sobre o roteiro de "La sombra del pasado".
2006 - "Cronopio cronopio, Cortázar y compañia", de Lilian Vázquez (México).


PÁGINA NA IMDB
http://www.imdb.com/name/nm0181497/

segunda-feira, 28 de março de 2011

Enquanto preparo posts muito legais...

... para dar sinal de vida, deixo aqui mais um pra lista de "influenciados por Cortázar".

Já viram o Julião no clipe "Hit Me Like A Man", da banda porto-alegrense Damn Laser Vampires? Não? Veja aí!


Até a próxima (em breve, espero) com coisas muito legais que estão no forno!

P.S.: Pra quem não está com paciência para procurar o Cortázar, vá direto para 1:45. (Mas é legal ver o clipe inteiro, porque aparecem outras figuras bacanas)