quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Cortázar na UFRGS

Os cinquentenário de publicação de "Rayuela" ("O Jogo da Amarelinha", no Brasil) tem rendido à obra de Cortázar um pouco da atenção que livro e autor merece e que raramente recebem. Primeiro foi a notícia de que a "Alfaguara colocará á disposição dos leitores toda a obra de Cortázar" (fonte aqui). Aliás, duvido que seja a obra realmente completa e acredito que a Alfaguara republicará apenas os livros que já publicou, mas que não realizará o que a Galaxia Gutenberg falhou, pelo menos até agora, em fazer: publicar TUDO o que se possa achar de Julio Cortázar. A GG vem nos enrolando com suas "Obras Completas" há 10 anos e até agora não publicou todos os volumes, tendo, inclusive, pulado um (V) na ordem de publicação.

Agora é a Universidade Federal do Rio Grande do Sul que aproveita o meio século do livro para fazer algo difernete. Estudo na UFRGS desde 2006 e, à exceção de um dia em que Julio recebeu atenção dentro de um ciclo de palestras sobre literatura latino-americana, o que deve ter acontecido lá por 2007, nunca mais vi nada que discutisse o cronópio por lá. A palestra sobre Julio foi dada por Janaína de Azevedo Baladão de Aguiar, atualmente professora da Faculdade de Letras da PUC-RS, mas que, pra mim, continua sendo simplesmente a amiga Jana.

Talvez para se redimir pisada na bola passada, a UFRGS oferecerá um curso de extensão, com encontros a cada 15 dias, no início das tardes das quintas-feiras, de março a dezembro. Serão 14 encontros de uma hora cada, o que não é pouca coisa. As professoras encarregadas de botar alguma ordem nos cronópios serão Liliam Ramos e Karina Lucena (uma busca na internet indica perfis interessantes pra essa tarefa).

Seria de se imaginar que eu estarei lá, mas... não sei.... a linguagem da página que descreve o curso já me dá sono, com aqueles "construção narrativa", "linguagens artísticas" e outras expressões que encrespam meu antiacademicismo...

Mais detalhes:
http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/obra-de-julio-cortazar-e-tema-de-curso-de-extensao-no-instituto-de-letras