sábado, 14 de julho de 2012

Perseguidor de luxo

Se "O Perseguidor" é ou não é "o melhor conto" do Cortázar, é questão em aberto. (Até porque, além da questão do "melhor", dá para discutir se é mesmo um conto, devido ao tamanho... mas não vem ao caso.) Mas que sem dúvida foi seu texto "não-tão-longo" que causou mais impacto, discussão e homenagens, ah, isso é difícil de negar.

Agora a editora Cosac Naify, conhecida por seus livros muito bem feitos (e que, pelo menos para os meus padrões, custam muito dinheiro), lança o conto (novela, ou o que preferirem) em uma edição especial, toda dedicada ao texto.

Capa de "O Perseguidor"


Originalmente publicada pela editora Libros del Zorro Rojo em 2009, essa edição traz 22 ilustrações do desenhista argentino José Muñoz. Na edição da Cosac Naify, o livro tem 96 páginas e promete ser sensorialmente muito agradável: 16,3 cm X 24 cm e capa dura. A tradução é do também poeta e ensaísta pernambucano Sebastião Uchoa Leite, falecido em 2003. Além de Cortázar, Uchoa Leite traduziu Lewis Carroll, Octavio Paz e Stendhal.

No site da editora, não há informação sobre prazo além do tempo de entrega. Já o site da Martins Fontes Paulista diz que o produto está em pré-venda e será lançado somente em 27 de julho.

2 comentários:

  1. Gracias, Gustavo. Muita informação providencial, no seu blog. Vaiaío meublog, q tbm relaciona fragmentosdocortázar e o blog de um amigo argentino, que desenvolveu uma teoria do entusiasmo espiritual baseado en Rayuela

    http://teoriadelentusiasmo.blogspot.com.br/

    http://portalpineal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Saludos, Mateus!
    Obrigado pelos cumprimentos.
    Teoria do entusiasmo espiritual? Parece promissoramente cronopial!

    Grato pelos links! Já dei uma olhada neles, mas não tão dedicada como eles merecem. Estou tentando arranjar uma seção para sites amigos. Se conseguir, esses links vão para lá.

    Se quiser mandar sua colaboração para o blog, o Morellianas aceita textos de outras pessoas!

    Abraços!

    ResponderExcluir