segunda-feira, 31 de março de 2014

Cortázar em quadro... e em animação!

Takes de canções de Jazz, fotografias assustadoramente reveladoras, interpretações de pinturas famosas, catálogo de esculturas de Reinhoud... A literatura de Cortázar sempre saiu da literatura e conquistou explorou as outras artes. É justo que as as outras artes retribuam e paguem tributo à obra do grande cronópio.

Claro que já há exemplos disso, como os filmes listados neste post e as diversas obras que tomaram inspiração em algum elemento cortazariano listadas neste outro post. Mas duas outras mídias entraram nessa lista, como fiquei sabendo entre ontem e hoje.

Edegar Rissi, artista plástico que trabalha com MDF, nos mandou o seguinte link, para uma obra sua baseada em um dos meus livros favoritos do Cortázar: Os Autonautas da Cosmopista. Já que nosso amigo leitor autorizou, postarei uma imagem da obra aqui.


"Julio", de Edegar Rissi. Arte em MDF de 9 mm

 Alternativamente, podem ver a obra no site do próprio Edegar, que tem muitas outras obras bacanas:
http://pequenosrecortes.blogspot.com.br/2014/03/julio.html

A outra mídia é a animação. Julio, que sempre anda às voltas com outros Julios (como o pintor Julio Silva, de "Silvalandia"), teve, na década de 70, um encontro com outro Julio, o Ludeña; encontro do qual, nos conta a página da Revista Arcadia, nasceram as primeiras possibilidades para esta animação. A animação de Ludeña deve estrear nos cinemas argentinos e o trailer já pode ser visto na internet (veja ao final do post). O trailer é intrigante porque se nota que há diversos artistas envolvidos, mas são poucas as imagens que nos deixam adivinhar quais dos textos de "Histórias de Cronopios y de Famas" aparecerão no longa.

Assista, abaixo, ao promissor trailer:

3 comentários:

  1. Obrigado, Gustavo. Pode usar a imagem. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gustavo. O trabalho é todo feito com mdf (madeira industrializada) de 9 mm. Recorto a madeira, preparo e depois pinto com tinta acrílica. O passo seguinte é colar as diversas camadas de mdf, contando pequenos detalhes nesse quadro foram quatro. Se alguém quiser conhecer meu trabalho aos domingos exponho no Brique da Redenção (box 56). Obrigado e um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá de novo, Edegar!
    Agradeço pela atenção de responder, dando detalhes do teu trabalho.

    Faz muito tempo que não vou ao Brique, mas, agora que sei que está expondo lá, vou tentar dar uma passadinha na Redenção um domingo desses.

    Vou atualizar o post com a imagem e os detalhes.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir