segunda-feira, 27 de junho de 2011

Voz Viva de América Latina


01- Rayuela, Capítulo 2 (fragmento)
02 - Rayuela, Capítulo 7
03 - Conducta en los Velorios
04 - Casa Tomada
05 - El Perseguidor (fragmento)

"Voz viva de América Latina" foi o disco de narrações do Cortázar mais difícil de achar. Até uma capa em tamanho bom para ilustrar o post foi difícil de encontrar. Mas, apesar disso, e de ser um disco bastante curto (cerca de 35 minutos), é inegável que ele é dos melhores.

Veja-se a seleção dos textos narrados. Dois dos capítulos dos mais clássicos de "O jogo da amarelinha", seguidos de três fenomenais contos - incluindo aquele que é o primeiro a ser lido pela maioria dos leitores de Julio Cortázar ("Casa Tomada") e outro considerado seu melhor conto ("El perseguidor").

Cortázar tem fôlego e mantém a narração sem tropeçar - e com entonações que contribuem para o sentimento do que está lendo - como não se sentir identificado com a situação deslocada de um estrangeiro, mesmo se nunca se viajou, ouvindo "Aquí había sido primero como una sangría, un vapuleo de uso interno, una necesidad de sentir el estúpido pasaporte de tapas azules en el bolsillo del saco, la llave del hotel bien segura en el clavo del tablero."

Vale a pena ouvir... e se sentir mais próximo ao Julio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário