sábado, 9 de julho de 2011

Rabbits for my Closet I


Amigo cronópio, amigo piantado: que ideias vêm à sua cabeça quando se fala em Julio Cortázar? Proponho deixar os mapas conceituais e o gerador de lista de frequência de palavras para os famas; façamos nós uma investigação na nossa memória sentimental ligada aos textos cortazarianos.

Fizeram as suas aí? Bem, eu fiz a minha aqui e provavelmente vamos ter encontrado coisas semelhantes: América Latina, liberdade, compromisso, cronópios... Mas uma das primeiras foi jogo. Geralmente, quando alguém se refere ao conceito de jogo em Cortázar tem a ver com uma filosofia, uma poética de Julio. Mas, convenhamos, não é de se admirar que alguém tenha levado "jogo" num sentido mais específico (é de se admirar, isso sim, que alguém não tenha pensado nisso antes!).

Reproduzo um post que encontrei há algum tempo. (Agradeço a Gaby Larralde a permissão de reproduzir aqui o texto, traduzido por mim - ou seja, não esperem uma tradução perfeita -; aliás, o Morellianas procura tradutores voluntários. Se alguém tiver interesse, mande e-mail!):

Alfredo Hodes, um estudante de 26 anos de Engenharia em Informática da UBA [nota: Universidade de Buenos Aires, instituição pública] inventou um videogame baseado em um de meus contos preferidos de Julio Cortázar, “Cartas a uma senhorita em Paris” (Bestiário, 1951).
O videogame se chama “Rabbits for my closet” e, como no conto, o protagonista vomita pequenos coelhos que começam a destroçar a casa. Desesperado, ele tenta ocultá-los no armário. A tarefa do joguinho consiste em ajudar o personagem a conseguir isso, bloqueando o caminho dos coelhos com os móveis do aposento, antes que o tempo acabe. O jogo – além disso - inclui citações textuais.
Jogueeeeee AQUI.

Imagem do jogo, como publicada no site da Gaby.
Genial, não é?
O jogo é muito divertido e não é moleza, não. Além disso, é muito bem feito e oferece mais do que apenas diversão - uma interpretação do conto cortazariano.

O que está esperando? Jogue lá e depois venha aqui contar o que achou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário