terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O que ficou de 2011... Parte 1

O ano passado foi meio conturbado para as publicações do Morellianas. Fiquei um tempão sem computador e aí a coisa toda saiu do prumo... tinha posts planejados para dias específicos. Uma vez perdida a chance, não fazia tanto sentido publicar em outra data. Um exemplo é a postagem sobre os tradutores de Cortázar, que seria publicado em 30 de setembro, dia de São Jerônimo, padroeiro dos tradutores.

Bem, posts como esse vão ter de esperar até mais adiante, neste ano. Por outro lado, posso retomar as atividades com alguns outros comentários que ficaram pra trás.

Descoberta científica leva nome cortazariano:
Meses atrás, cientistas argentinos encontraram o que se acredita ser o mamífero mais antigo da América do Sul. Não sei vocês, mas eu não tenho especial interesse por paleontologia. O que nos interessa mais é o nome que os paleontólogos deram ao animal do fim do período Cretáceo: .

(Para um relato mais jornalístico dessa notícia, e também uma foto, sigam este link da Folha)

É uma bela homenagem ao Julio - ainda que eu ache esses bichos mais com cara de "mancúspias" do que "cronópios"...Só me pergunto se, no futuro, quando leitores mais jovens lerem "Histórias de Cronópios e de Famas", não irão procurar na internet o que é Cronópio e, vendo a reconstituição visual, simplesmente não vão imaginar que era desses cronópios que o Julio falava. Será que não vão perder a capacidade de imaginar seus próprios cronópios (pra mim, isso foi uma das maiores diversões do livro)?

Nenhum comentário:

Postar um comentário