terça-feira, 5 de julho de 2011

Cortázar de bolso

Antes de todo mundo começar a falar de e-books, muito se falava do que os pocket books (livros de bolso) fizeram pelo marcado editorial. Já ouvi falar de uma editora que teria sido salva de fechar as portas só por causa do sucesso dos "livrinhos".

Cortázar nunca teve uma edição de bolso no Brasil. Em formato de bolso até talvez vá lá... Mas não com preço de pocket book - falo dos tomos de "A Volta ao Dia em 80 Mundos" e "Último Round". Agora o grupo editorial que detém alguns dos direitos dos livros do Cortázar no Brasil muda isso.

Saiu pelo selo BestBolso uma simpática edição de "Octaedro" (clique no link para ler a resenha do livro aqui no Morellianas). A tradução é a mesma, feita por Gloria Rodríguez, e o número de páginas é quase o mesmo - o que provavelmente significa um tamanho de letra decente.



Uma iniciativa bem bacana. "Octaedro" tem contos marcantes e muito profundos, inclusive um dos meus favoritos. Além disso, Cortázar (ele disse algo parecido sobre John Keats) é um daqueles autores para se ter no bolso, para andar sempre com a gente, dividir os momentos num parque, num metrô, na rua.

O livro tem preço sugerido de R$ 12,90 (excelente para a média dos preços de livros nacionais) e já segue as modificações do acordo ortográfico. Clique na imagem da capa para ir ao site da editora e ver mais informações.

2 comentários:

  1. Boas salenas, cronópio cronópio!

    Primeiramente, parabéns pelo blog! Muito bom encontrar outros aficionados por Cortázar.

    Já era tempo termos edições mais acessíveis de seus livros. Aliás, a mesma editora também lançou em versão de bolso o Todos os fogos o fogo.

    Abraços!

    PS: moro em Osasco e, quando for para os lados do bairro Novo Osasco, tentarei tirar uma foto da placa da tal rua "Júlio Cortazar"!

    ResponderExcluir
  2. Boas salenas, amigo Rafael!

    Puxa, muito obrigado pelos cumprimentos. Sempre que recebo elogios a mim ou ao Morellianas digo o quanto é importante saber que este espaço chega até outros cronópios e piantados. Fico muito feliz que comentem e que participem.

    Obrigado pela dica, vou postar um novo texto sobre a edição pocket de "Todos os fogos..."

    Ah, e seria muito legal mesmo se você conseguisse uma foto dessa rua! Postaria aqui com muito prazer e daria os créditos a você pela foto.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir