sábado, 21 de agosto de 2010

Histórias de cronópios e de famas

Capa da edição atual, da Civilização Brasileira

“Histórias de cronópios e de famas” é um ótimo livro pelo qual começar a ler Cortázar, para ter um primeiro contato com o estilo de texto desse cidadão do mundo.

O livro começa, como todos os outros, pela capa (exceto os que já não a tem, mas um dia eles próprios já assim começaram). E a capa da atual edição é muito atraente, bonita, colorida. Predomina o verde, mas há tantas cores como em um caleidoscópio ou um cristal translúcido bem iluminado. Uma faixa preta à meia altura anuncia o sonoro título da obra.

Dando crédito ao livro, seja pelos elogios que alguém nos fez dele (ou que fizemos aos seus potenciais futuros leitores) ou por sua irisada capa, descobrimo-lo dividido em quatro partes, seções de diferentes de um mesmo todo, cada uma com seu particular sabor, mas todas temperos intensos: “Manual de instruções”, “Estranhas ocupações”, “Matéria plástica” e uma homônima do livro, “Histórias de cronópios e de famas”.

“Manual de instruções” tem um título que explicaria seu conteúdo por completo, não fossem as atividades às quais instrui serem incomuns de se ver em manuais: sentir medo, chorar, matar formigas em Roma (a propósito, o livro foi escrito em uma época em que Julio morava na capital italiana), dar corda em um relógio e subir escadas. A tudo isso Cortázar se dispõe a instruir o leitor, com uma fina ironia e uma crítica à automatização do ser humano; afinal, quem precisaria de instruções para subir escadas?

Em seguida, “Estranhas ocupações” relata as aventuras de uma família que gosto de ver como a versão cortazariana da Família Addams, tanto por suas esquisitices (um patíbulo no meio do quintal, perder cabelos só pelo prazer de encontrá-los) como pelo perigo das atividades (pousar um tigre certamente requer coragem) e, acima de tudo, pela simpatia e caráter inofensivo.

Segue-se “Matéria plástica”, cheia de um Cortázar variado e genial, fabulador e fabuloso. É a seção mais extensa e diversa; é onde se encontra um Cortázar a favor dos direitos das bicicletas e empático com as gotas que se agarram para não morrer. Textos inesquecíveis e marcantes por toda a seção.

Por fim, “Histórias de cronópios e de famas”. Essa é a seção mais simpática e encantadora do livro. São histórias que relatam comportamentos e hábitos de três tipos de criaturas saídas da imaginação de Cortázar: os cronópios e os famas do título e as esperanças. As últimas são em geral apáticas e não agem, deixam-se levar pelas ocasiões e as pessoas. Os famas são racionais, organizados e metódicos, mas não obrigatoriamente maus. Os cronópios são sinceros, alegres e desatentos e inocentes. Poderiam ser personagens de histórias infantis (além de tudo, Cortázar disse que são pequenos, minúsculos, e verdes), e de fato acredito que até crianças possam ler essas histórias, mas basta imaginar que cronópios, famas e esperanças são conceitos para classificar impunemente e de maneira bastante certeira, ainda que um pouco genérica, boa parte das pessoas do mundo. Quantos não conhecemos que verificam tudo em uma viagem; que nada fazem de suas vidas; se perdem e perdem as chaves de casa ou a noção do tempo mas são muito felizes com essa sua irreflexão?

Quando se fecha, então, a capa final do livro, revendo aquele verde, fica aquela sensação de querer mais encantamento, mais maravilha, mais sonho e de conhecer mais a obra de Cortázar.

2 comentários:

  1. Sempre que termino um livro do Cortázar venho a seu blog conhecer as impressões que você teve dele há alguns anos. Pena que os posts são curtos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Anônimo.

    Agradeço pelo comentário. Pena que não se identifique, do contrário poderíamos trocar mais ideias.

    Fico feliz que meu blog, há anos parado, ainda seja referente para ti. Isso sempre foi algo que almejei: fazer alguma diferença para alguém. Teu comentário foi muito importante pra mim nesse sentido.

    Ah, meus textos são mesmo curtos. Meus professores sempre me criticavam por isso, quando tinha de escrever, nas aulas. Hehehe

    ResponderExcluir